Futuro do leite reúne especialistas do mundo inteiro no Norte da Ilha

Futuro do leite reúne especialistas do mundo inteiro no Norte da Ilha

Compartilhe:

“Qualidade do leite: um olhar para o futuro, inovação e sustentabilidade”. Este é o tema central do 10º Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, que inicia nesta terça-feira, 24, estendendo-se até o dia 27. O evento organizado pela Epagri e Udesc deverá reunir em torno de mil pessoas no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, no Norte da Ilha de Santa Catarina.

Para o presidente do congresso, Vagner Miranda Portes, pesquisador da Epagri e gerente do Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar em Chapecó (Epagri/Cepaf), a qualidade do leite no Brasil é um tema de extrema relevância para a saúde pública, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva: “Neste congresso, que é o evento científico mais relevante no Brasil na área, vamos discutir e explorar os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas, práticas sustentáveis e estratégias que irão moldar o futuro da produção de leite no país”, afirma, acrescentando. “Temos ainda o compromisso de servir como um fórum permanente de discussões para impulsionar a qualidade do leite no Brasil, sempre pautado pelo rigor científico e pela responsabilidade social”.

Segundo Portes, nos últimos anos a produção catarinense de leite cresceu de maneira mais significativa do que a da maioria dos estados. Conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal do IBGE, entre 2013 e 2022 a produção catarinense de leite cresceu 8,1%. No mesmo período, a produção brasileira cresceu 1% e a dos dois estados com maior produção, Minas Gerais e Paraná, cresceram respectivamente 0,6% e 2,9%. Santa Catarina é o terceiro maior produtor de leite do país.

Palestrantes de importantes instituições mundiais já estão no estado para debater a qualidade do leite, que é um dos alimentos mais importantes para os brasileiros.

Texto: Imara Stallbaum

Fotos: Antonio Carlos Mafalda

 

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *