Urubici abre festival em que o destaque é a sustentabilidade e a truta
Em torno de 500 convidados, entre jornalistas, publicitários e autoridades, ocupavam as instalações do recém-criado Cachoeira Papuã Eco Parque, em Urubici, no final da manhã dessa quarta-feira (31-9) durante o lançamento da 6ª edição do Fenatruta (Festival Nacional da Truta). Mas, talvez, o número dos que marcaram presença num dos mais importantes eventos da PouSerra, entidade que reúne diversas empresas do trade turístico de Urubici, não tenha tanta importância. O importante é que todos, inclusive os que falaram em nome do Sebrae, da Epagri, da Santur e da Amures, além dos vários prefeitos e especialistas, representavam a nata do segmento turismo serrano e estadual.
Por si só, o empreendimento onde a Fenatruta foi lançada, com a presença de cinco restaurantes que preparavam pratos à base do peixe trazido a Santa Catarina na década de 1960, exemplifica o modelo de turismo que Urubici quer multiplicar. De acordo com seu proprietário, Irionei Mathias, o Cachoeira Papuã veio ao mundo em 2020 para mostrar que “é possível empreender no ecoturismo sem agredir a natureza”:
Regulado pelos preceitos da sustentabilidade ambiental, o parque ocupa uma antiga fazenda, na qual há milhares de araucárias, muitas delas com 500 anos de existência e uma profusão de pássaros, como o Chupim-Do-Brejo, o Pintassilgo, a Gralha Azul e o Sabiá do Banhado, entre outros. Na área onde foi implantado um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do mundo, de origem alemã, um dos carros-chefes da diversão é o Sky Bike. Trata-se de um equipamento similar a uma tirolesa, no qual a bicicleta fica suspensa por cabos enquanto o usuário pedala acima do cânion.
Também há trilhas e passarelas com cerca de 300 metros de extensão, que terminam em uma plataforma-mirante de vidro para contemplação da paisagem. A plataforma fica às margens de um precipício de cerca de 120 metros de altura de onde se avistam as duas quedas d’água existentes.
O Cachoeira Papuã fica a seis quilômetros do centro de Urubici e a menos de três quilômetros do Parque Cachoeira do Avencal.
Texto: Imara Sallbaum
Deixe um comentário