Saltos altos ajudam a salvar pedras históricas do Centro Leste de Florianópolis

Saltos altos ajudam a salvar pedras históricas do Centro Leste de Florianópolis

Compartilhe:

Contrárias à proposta da prefeitura de Florianópolis, de substituir os paralelepípedos do setor leste do Centro da cidade – o baixo Centro, também conhecido como Centro Histórico Leste – por uma pavimentação “mais moderna”, mulheres desfilaram sobre os tradicionais paralelepípedos de granito da Rua Victor Meirelles calçando sapatos de salto alto.

O “desfile” aconteceu na manhã desse sábado (11/12) e foi organizado por um grupo de manifestantes que reuniu arquitetos, urbanistas, políticos e jornalistas. Um dos argumentos da prefeitura é que a substituição dos paralelepípedos por blocos de concreto tipo pavers faz parte de um projeto de revitalização do centro histórico, tendo sido idealizado para aumentar a mobilidade dos pedestres.

Entidades ligadas ao patrimônio cultural sustentam que a mudança da pavimentação vai descaracterizar a herança açoriana cuja presença é bastante forte ao redor da Praça 15 de Novembro. O Palácio Cruz e Souza, por exemplo, foi sede do governo catarinense durante muito tempo, tendo recebido como hóspedes personalidades como Dom Pedro I e Dom Pedro II. Já a Catedral Metropolitana foi o centro de fundação da cidade.
Os que criticam o projeto recordam que há mais de duas décadas o Centro Histórico Leste não recebe manutenção nem melhorias de parte do poder público municipal. Lá, há problemas com o lixo, com as calçadas, drenagem e os cabos elétricos que prejudicam a paisagem urbana. Graças ao cenário e à crise econômica causada pela pandemia, quase 40 pontos comerciais da área já fecharam e outros mais seguirão o mesmo caminho. Diante da perspectiva, a substituição da pavimentação, dizem, parece mais um deboche do que uma obra necessária.
Texto: Imara Stallbaum

Compartilhe:

Compartilhe esta postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *