Abertura 19º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas
Promover a integração, estimular a participação feminina nas cooperativas e contribuir para o crescimento e fortalecimento do cooperativismo catarinense. Com esse objetivo o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) promove dois dias eventos. A abertura do 19º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, aconteceu na minha desta terça-feira no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Participam mais de 1.200 mulheres, entre cooperadas, esposas de cooperados, colaboradoras e lideranças das cooperativas que desenvolvem trabalhos voltados a esse gênero. Neste ano estarão representadas no evento 48 cooperativas catarinenses.
Com o tema central “Mulher, na ciranda da vida”, a programação contempla palestras, apresentações artísticas e culturais, além de momentos de convivência e trocas de experiência. Entre os destaques de quarta-feira (10) está a palestra “A arte de ser leve”, às 9h30, com Leila Ferreira. Ela é escritora, jornalista e palestrante, propõe reflexões essenciais sobre a vida e a possibilidade de enfrentar os desafios cotidianos com mais equilíbrio e leveza.
O destaque da programação na quinta-feira (11) é a palestra “O poder dos ciclos femininos”, às 8h40, com Kareemi. Escritora de best seller, palestrante internacional e criadora do Método Ginecologia Emocional, atua hoje em mais de 28 países. Sua carreira no desenvolvimento humano se iniciou a partir de uma virada inesperada, ao final do ano de 2011 sofreu um grave acidente que lhe amputou o braço direito, mas que transformou sua consciência sobre aceitação, diversidade e resiliência.
REPRESENTATIVIDADE
O presidente do Sescoop/SC, Vanir Zanatta, enaltece que a presença feminina no cooperativismo catarinense vem se fortalecendo a cada ano. Conforme dados do Balanço Anual da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), as mulheres representam 48% do número total de empregados do setor cooperativista e 43% do número total de associados.
As cooperativas presentes nesta edição são: Ailos, Auriverde, Aurora Coop, Cegero, Cejama, Ceprag, Ceraçá, Ceral, Cerbranorte, Cergal, Cergapa, Cergral, Cermoful, Cerpalo, Cersul, Cooper, Cooper A1, Coopera, Cooperalfa, Coopercocal, Cooperitaipu, Cooperja, Cooperativa Juriti, Coopermila, Cooperserra, Coopersulca, Coopervil, Coorsel, Cootravale, Copagro, Coperacel, Copercampos, Copérdia, Cravil, Fecoagro, Frutas de Ouro, Sanjo, Sicoob Credial, Sicoob Crediaraucária, Sicoob Crediauc, Sicoob Credicaru, Sicoob Credija, Sicoob Creditaipu, Sicoob Creditapiranga, Sicoob Credivale, Sicoob Maxicrédito, Sicoob Oestecredi e Sicoob Vale do Vinho.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (10)
8h30 – Abertura solene
9h15 às 9h30 – Apresentação do Espaço Sou Arte
9h30 às 10h40 – Palestra: A arte de ser leve, com Leila Ferreira
10h40 às 11h10 – Intervalo
11h10 às 12h20 – Palestra show
12h30 – Almoço
14h às 15 horas – Apresentação do Espaço Sou Arte
15h às 16 horas – Apresentação de grupo musical
Quarta-feira (11)
8h30 – Abertura solene
8h40 às 10 horas – Palestra: O poder dos ciclos femininos, com Kareemi
10h às 10h30 – Apresentação Espaço Sou Arte
10h30 – Foto oficinal de encerramento
10h50 – Encerramento.
A presença feminina no cooperativismo catarinense vem se fortalecendo ano após ano. De acordo com os dados da OCESC, as mulheres representam 48% do número total de empregados do setor cooperativista e 43% do total de cooperados.
O evento reunirá em Florianópolis, 48 cooperativas e mais de 1200 mulheres. A programação inclui palestras, apresentações artísticas e culturais, momentos de convivência e trocas de experiência.
Fotos: Antonio Carlos Mafalda
Deixe um comentário