Dia da Árvore: A importância das UC
São as árvores que aumentam a umidade do ar, evitam erosões ao longo dos rios, realizam a fotossíntese resultando na produção de oxigênio essencial para os seres vivos, fornecem sombra e conseguem reduzir a temperatura, reduzem a poluição do ar, servem como abrigo para espécies de animais, contribuindo para a biodiversidade. Além disso, muitas espécies fornecem flores e frutos para alimentação, produção de remédios, entre outros usos.
Santa Catarina possui 10 Unidades de Conservação Estaduais, um verdadeiro tesouro natural que muita gente desconhece. Elas são administradas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão ambiental do Governo do Estado vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, e estão distribuídas por todas as regiões catarinenses. Nos últimos quatro anos, as UCs receberam mais de 54 mil visitantes.
Sobre as UCs
A criação das UCs é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente, instituída pela Lei Federal 6.938/1981. Elas são áreas legalmente protegidas, com características naturais relevantes e objetivos de conservação, conforme estabelece a Lei Federal 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.
Assim como ocorre em todo o mundo, a criação das UCs é a melhor estratégia para proteger áreas naturais, garantindo a preservação da biodiversidade, dos recursos hídricos e de todos os atributos ambientais.
As 10 UCs em território catarinense, criadas por decretos estaduais entre os anos de 1975 e 2007, estão divididas na categoria Parque, Reserva e Áreas de Proteção Ambiental (APAs). A categoria Parque possui sete unidades, é mais flexível quanto ao uso da área e onde o acesso ao público em geral é normatizado.Três são da categoria Reserva, onde o manejo ambiental é bastante restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores.
Confira as Unidades de Conservação Estaduais:
- Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (criado em 1975)
- Parque Estadual da Serra Furada (criado em 1980)
- Parque Estadual das Araucárias (criado em 2003)
- Parque Estadual Fritz Plaumann (criado 2003)
- Parque Estadual Rio Canoas (criado em 2004)
- Parque Estadual Acaraí (criado em 2005)
- Parque Estadual Rio Vermelho (criado em 2007)
- Reserva Biológica Estadual do Sassafrás (criada em 1977)
- Reserva Biológica da Canela Preta (criada em 1980)
- Reserva Biológica Estadual do Aguaí (criada em 1983)
Fotos : Antonio Carlos Mafalda
Deixe um comentário