Governo de Santa Catarina lança pedra fundamental do novo prédio da FCEE
O espaço, batizado de “Edifício Guilherme Kuerten” em homenagem a um dos primeiros educandos atendidos na Fundação, vai abrigar diversos centros de atendimento especializado da Fundação, que atendem pessoas com atraso global do desenvolvimento, deficiência (visual, auditiva, intelectual, física e múltipla), transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção/hiperatividade e altas habilidades/superdotação, suprindo uma necessidade antiga de locais mais adequados e acessíveis para cerca de 600 atendimentos diários realizados por 400 servidores.
O evento ocorreu no auditório da FCEE e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e do universo da pessoa com deficiência. Ele também marcou o lançamento do Programa de Mestrado em Gestão Pública para servidores da Fundação em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); a assinatura do contrato para realização do concurso público de 99 vagas de nível médio e superior para o quadro civil da FCEE; da ordem de serviço para a reforma do Ginásio de Esportes Nadir Morelli da Fundação; do espaço de Equoterapia da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catrina (PMSC), além da autorização de fomento para as instituições conveniadas Amor pra Down de Itajaí, Associação dos Amigos do Autista (AMA) de Navegantes e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Balneário Camboriú.
“Nunca um governo investiu tanto na educação especial, tanto na estrutura quanto na qualificação e valorização dos profissionais. Acreditamos que o Estado tem o dever de fazer a sua parte, principalmente em se tratando de pessoas que precisam de cuidados especiais. Nós precisamos de um olhar diferenciado para a educação especial. Um olhar de inclusão”, afirmou o governador Carlos Moisés.
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Janice Krasniak, que trabalha há décadas com o setor, destacou o quanto é gratificante poder iniciar esta obra esperada há tantos anos. “Finalmente, com o novo espaço, vamos garantir mais qualidade nos atendimentos aos educandos e melhores condições de trabalho aos nossos servidores. A educação especial de Santa Catarina vive um momento histórico, pois nunca um governo investiu tanto na inclusão. Isso mostra que não tem medido esforços e nem investimentos para atuar com qualidade junto à pessoa com deficiência. O governador está tendo um olhar por todo estado, por todas as pessoas com deficiências”, pontuou Janice.
Deixe um comentário