Bocaina do Sul inaugurou Centro de Comercialização de Vime
O investimento para efetivação do empreendimento conta com recursos públicos estaduais e municipais, além de contrapartidas dos produtores rurais e outras parcerias. O espaço para instalação do Centro foi cedido em comodato pela prefeitura do município.
“A abertura dessa unidade de comercialização, neste ponto comercial estratégico, à beira da rodovia federal, visa dar ainda mais visibilidade à produção da agricultura familiar local”, relata Poffo. Além de artesanato de vime, os visitantes do local vão poder comprar queijo, mel, hortaliças, frutas, panificados e pinhão, entre outros. “Tudo produzido com a dedicação característica dos agricultores familiares”, destaca o extensionista da Epagri.
Bocaina do Sul tem 650 famílias agricultoras. O vime é a principal fonte de renda de cerca de 100 delas, que trabalham no cultivo em área estimada de 150 hectares. Eles atuam tanto no preparo e venda das varas de vime verde ou seco, como na agregação de valor, produzindo artesanato, cestarias, utensílios e móveis a partir desta matéria-prima.
Deixe um comentário