Livro – Águas Subterrâneas – Um Patrimônio Catarinense
Águas Subterrâneas - Um Patrimônio Catarinense
Para quem anda pra lá de preocupado com a crise hídrica do planeta, uma boa ideia é conhecer o livro Águas Subterrâneas, um Patrimônio Catarinense. Com 160 páginas e contendo imagens produzidas pelo fotojornalista Antonio Carlos Mafalda e textos de Imara Stallbaum.
Hoje, sabe-se que a fartura hídrica existente em Santa Catarina está vinculada às chuvas regulares que caem sobre as 10 regiões hidrográficas. Mas já não há mais dúvidas de que ela também é fortemente influenciada pelos dois reservatórios existentes embaixo de 158 dos 295 municípios catarinenses. Em torno de 80% desses 158 municípios são abastecidos pelo Serra Geral e pelo Guarani, sendo que neles cerca de 30% do PIB catarinense é produzido.
Do livro constam, ainda, informações sobre Unidades de Conservação, Energias Renováveis, Alimentos Orgânicos, os Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e as ações institucionais do governo estadual para a gestão integrada da água, e em especial, o Plano Estadual dos Recursos Hídricos (PERH-SC), cujos objetivos são: melhorar a qualidade da água; promover o uso racional da água; aumentar a resiliência frente aos eventos hidrológicos críticos; e fortalecer a gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina.
[dflip id=”29686″ ][/dflip]
Deixe um comentário